Amazônia: o que são as queimadas?

0 Comments

A Amazônia é o maior tesouro natural, não só do Brasil como também  do mundo.  A área engloba o território brasileiro e de mais oito países, em um vasto conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica,a  maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do planeta.

Sendo considerada a região com maior biodiversidade do planeta, abrigando cerca de mais de 30 milhões de espécies animais e mais de 14 mil espécies de plantas. A Floresta também abriga mais de 20 milhões de pessoas, muitas  delas também dependem do sustento da floresta para viver.

Mesmo com a importância inegável da Floresta Amazônica, só nos últimos 50 anos a ação humana vem ameaçando a vida na floresta, já que cerca de 17% do bioma foi devastado. Boa parte desta devastação ocorre por conta das queimadas.

Segundo dados do Programa Queimadas do Inpe,  principal  fonte de informação e ferramenta de monitoramento das queimadas do Brasil, a área da Floresta Amazônica foi a mais afetada  pelo fogo no ano de 2020, somando 48,1% dos focos ativos registrados em todos os biomas brasileiros. Ainda de acordo com o  Inpe, no mesmo ano a região teve mais de 100 mil focos de queimadas registrados, o maior número em uma década.

Mas quais as razões para tantas ocorrências de queimadas? Veja no tópico a seguir.

Quais os motivos das Queimadas na Amazônia?

Não é possível apontar apenas uma razão para os quais acontecem as queimadas na Amazônia  em território brasileiro, algumas das principais razões são:

Atividade Agrícola e Pecuária

 

As práticas de atividades agrícolas e pecuárias podem ser citadas como os principais motivos de queimadas. Muitos produtores queimam parte da floresta como forma de abrir espaço para  novas áreas para plantações ou, criação de pastagens para atividades agropecuárias, consequentemente levando à remoção de faixas de floresta. Mesmo sendo uma prática ilegal isso não inebe a ação dos produtores e causam um dano incalculavel para a natureza.

 

Desenvolvimento urbano

Outro motivo a ser citado,  é o desenvolvimento  urbano, onde parte da área de floresta  é queimada para abrir espaço para a instalação de estradas e rodovias, por exemplo.

 

A especulação imobiliária e a disputa por terras também são algumas das razões.

 

Desmatamento

 

A queimada e o desmatamento andam lado a lado, visto que queimar representa o estágio final do ato de desmatar. Desta forma, as queimadas são utilizadas para remover os pedaços de árvores e outros restos de vegetação, promovendo a limpeza da área.

 

O desmatamento pode atuar ainda como o promotor das queimadas, uma vez que após desmatar uma  área de solo fica exposta  e sem proteção natural e a vegetação que ali restou resseca, podendo servir de combustível para a ampliação do fogo e causar queimadas de grandes proporções.