Fonoaudiologia tudo sobre essa profissão

0 Comments

Você sabia que a Fonoaudiologia é a área da saúde, que é conhecida como a área especializada na resolução de problemas orais, auditivos e escritos.

A profissão de fonoaudiólogo é um fonoaudiólogo cujas habilidades incluem prevenção, intervenção e reabilitação da linguagem oral e escrita, audição, fluência, alterações na voz e posição oral e facial.

Também conhecida como fonoaudiologia, a especialização também estuda as causas e os tratamentos das doenças causadas por pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos.

Os fonoaudiólogos precisam primeiro ser capazes de lidar com outras pessoas e ter habilidades de linguagem. É importante gostar de trabalhar nas áreas de educação, comunicação e saúde.

Além disso, características como sensibilidade, observação, atenção, perseverança, interpretação, paciência, objetividade e criatividade também contribuem diretamente para o desenvolvimento da carreira.

Então se você quer saber particularidades desta área de atuação continue acompanhando o post conosco a seguir:

 

Como é o curso de fonoaudiologia?

 

A Escola de Fonoaudiologia cobre muitos campos, como biologia, saúde, psicologia, educação, sociologia e linguística. Além dessas partes, são oferecidos cursos de Libra, ética, estatística, bioquímica, bioestatística, física acústica e outros cursos.

Para se formar na universidade, os alunos devem passar por um estágio (geralmente a partir da 5ª etapa), passar pela etapa de enfermagem ambulatorial e ministrar cursos de conclusão da monografia.

Como é o mercado de trabalho para os profissionais de fonoaudiologia?

 

O mercado de trabalho do fonoaudiólogo oferece diversas oportunidades para os profissionais da área. Atualmente, o setor público é um dos segmentos de mercado com maior demanda por fonoaudiólogos e com maiores salários.

 

Porém, a maioria dos profissionais ainda se concentra em áreas autônomas, incluindo clínica fonoaudiológica e serviços de atendimento domiciliar.

Além da área de audiologia, o fonoaudiólogo também atua em equipes profissionais, hospitais, vigilantes e departamentos básicos de saúde; como professores de cursos de graduação e pós-graduação, prestam atendimento clínico em consultórios privados; e são responsáveis ​​por programas de saúde no setor público de audição, como Teste da Orelhinha, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), etc.

 

Salário Médio hoje de um profissional de Fonoaudiologia

 

O salário médio de um fonoaudiólogo no início da carreira era de R$ 2.000.

Clinicas, hospitais, centro de traumatologista e outras especialidades que envolvam a saúde precisam deste profissional para fazer parte do time de destaque.

Quando esses profissionais pegam mais experiencia no mercado eles tendem a ser tornar autônomos, abrindo o seu próprio negócio, tendo consultório próprio.

O mesmo ocorre com a questão salarial e, à medida que os profissionais ganham mais experiência, a questão salarial tende a aumentar.

Quanto mais experiente dependendo da empresa a base salarial desse profissional é maior. É com isso a área tem um crescimento no mercado de trabalho bem promissor.